projeto A ARTE DO CIRCO NA ESCOLA

A ARTE DO CIRCO NA ESCOLA

Atividades circenses que envolvem e desenvolvem o meio escolar

Identificação

Escola: EMEI “Aprendendo a Crescer”

Disciplina: Interdisciplinar

Turma: Educação Infantil

Professores :  Juliana Prezotti, Rafaela Moraes, Roger Couto e Sthênia Silva.

 

Justificativa

O projeto Circo na Escola busca o desenvolvimento integral, compreendendo os aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Sendo assim, as propostas de atividades circenses inclinadas para a educação, pelo ou através do movimento envolverá os alunos de forma integral. O projeto tem a finalidade de proporcionar atividades circenses dentro do conteúdo curricular investido na escola. Com o auxilio de profissionais qualificados, as crianças se beneficiarão de oficinas, projetos, atividades, e como ponto culminante um espetáculo com apresentação de palhaços. Esse projeto é de ação plenamente voluntária e integrada no período letivo de um ano.

 

 

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo principal instigar o potencial educativo (social, afetivo e cognitivo), formativo e lúdico das atividades circenses, que se estenderá por meio do teatro, dança e a psicomotricidade. Desejamos mostrar e resgatar a importância do circo e suas atividades como parte relevante da cultura corporal e social. Atualmente o circo se tornou algo com um grande valor sócio-cultural, pois traz consigo muito mais do que sorrisos e aplausos, vem possibilitando a criação, imaginação, sendo esta, parte relevante da formação da consciência.

 

 

Objetivo Específico

Através das atividades que serão especificadas a seguir, temos como objetivo específico desenvolver os principais eixos compostos no currículo educacional, sendo eles, movimento, matemática, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e arte.

Movimento: Desenvolver atividades juntamente com um profissional especializado na área (educação física ou psicomotricista), com a temática circo. Perna de pau com objetos reciclados, malabarismo, trapézio, bolas. Com a intenção de desenvolver o equilíbrio, lateralidade e noções de espaço.

Matemática: Através do jogo de boliche, por exemplo, desenvolveremos além de outras atitudes já citadas, relação de quantidade, atenção, comparação (se joguei mais forte e não acertei, é hora de jogar mais fraco).

Natureza e sociedade: Por meio do teatro de fantoches, temos como principal objetivo, resgatar valores que estão sendo esquecidos atualmente pela sociedade, apresentados por profissionais especializados ou leigos, com textos elaborados pedagogicamente para transferir uma mensagem educacional.

Linguagem oral e escrita: Através das diversas musicas e conceitos apresentados à criança, ela aprenderá a diferença entre letras, símbolos e números, alem da comunicação e interação obtidas nas atividades proposta.

Identidade e Autonomia: O teatro trabalha o coletivo e a interação com o meio, levando a criança à formação de caráter e respeito.

Música: Com a apresentação culminante do palhaço e do show de humor a musica vai ser explorada e transformada em conteúdos e conceitos indiretos.

Artes: Nesse eixo vamos explorar a interpretação, por meio do teatro, apresentado também por elas, a ampliação da percepção visual e auditiva, a confecção e manipulação de materiais dentro das atividades teatrais, confecções de seus próprios apetrechos para utilizarem nas atividades práticas.

 

Recursos

Atividade do malabarismo

*bolas de plástico

 

Atividade da cambalhota

*colchonete

 

Atividade da perna de pau

*tesoura

*barbante

*duas latas vazias de leite em pó (para cada criança)

 

Atividade do boliche

*uma bola de plástico

*seis pinos de plásticos numerados

 

Atividade como trapézio, fantoche, show de humor entre outras, serão utilizados recursos disponíveis pelos profissionais. Os artistas e voluntários convidados atuam de forma voluntária, contudo as instituições que desejem fazer parte do projeto deverão cobrir seu custo operacional (conforme distância, duração e outras características das atividades agendadas).

 

 

Cronograma

O projeto se divide em dois semestres, o primeiro semestre abordará a apresentação do circo, as atividades desenvolvidas por meio dele e a importância de sua valorização. A explicação será realizada através de exposição de conteúdos em sala. O segundo semestre terá ênfase nas aulas práticas, de preferência realizadas em áreas externas, como, quadra e o auditório, tendo como base as explicações feitas anteriormente. As atividades do primeiro e segundo semestre deverão ser realizadas uma vez por semana de acordo com o calendário do aluno e a disponibilidade de cada profissional.

 

Avaliação

A avaliação consiste em análises e observações feitas durante cada aula circense. A professora deverá verificar a participação, coletividade e individual de cada aluno. O ideal é que se registrem cada aula, para que ao encerramento do projeto, possa ser feito uma comparação do desenvolvimento de cada aluno

 

 

 

Bibliografia

Neira,Mattos. Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na Escola. 7.ed.São Paulo: Phorte, 2008.

Staes, A De Meur L. Psicomotricidade:Educação e Reeducação. São Paulo:Manole,1991.

 

Este projeto foi apresentado para a turma de Pedagogia do 3º período da Faculdade Pitágoras, Guarapari, na data de 30/05/12, como parte integrante da avaliação feita pela professora Letícia Regina, aplicada pela matéria de OPEC, organização e práticas educacionais em creches. Composto pelos seguintes alunos e convidados:

Sthênia Raquel de Faria Silva:____________________________________

Rafaela Moraes:_______________________________________________

Juliana Prezotti:________________________________________________

Roger Couto:__________________________________________________

 

Morgan Júnior:_______________________________________________

O humorista, uma participação especial, para uma de suas apresentações, que complementam seu show, como parte integrante do trabalho.

 

 

Leave a comment